09/10/2020    1119 visualizações

Dia das Crianças vira oportunidade para levar esperança a famílias de desaparecidos

A divulgação pode ser parte fundamental na localização rápida de pessoas desaparecidas.

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em parceria com o Clube Atlético Mineiro, lançou, nesta sexta-feira (9/10), campanha para marcar o Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro, de forma diferente. Como costume, nessa data, muitos usuários de redes sociais trocam as fotos de perfil por fotografias que remetem à sua infância. Com isso, o clube sugere que torcedores publiquem imagens de crianças desaparecidas no perfil em vez de usarem fotos próprias.

A chefe da Divisão Especializada de Referência da Pessoa Desaparecida (DRPD), delegada Maria Alice Faria, que também responde pela Delegacia Especializada em Localização de Criança e Adolescente Desaparecidos, destaca a importância da divulgação não só de crianças desaparecidas, como também de pessoas de qualquer idade – adultos e idosos – que estejam na mesma situação. “A divulgação da imagem da pessoa que se encontra desaparecida é de fundamental importância para que possamos localizá-la com a maior brevidade possível”, ressalta.

O registro de desaparecimento deve ser feito de imediato, em qualquer unidade da PCMG ou da Polícia Militar. Também é possível registrar por meio da Delegacia Virtual (https://delegaciavirtual.sids.mg.gov.br/sxgn/). Dessa forma, é gerado um alerta no sistema de Defesa Social em Minas Gerais, permitindo que qualquer agente saiba que aquela pessoa está desaparecida. Caso o desaparecido retorne, é importante realizar o registro de localização.

Em Belo Horizonte, após o registro, é fundamental que um parente de primeiro grau compareça à DRPD, na Avenida Brasil, nº 464, bairro Santa Efigênia, para elaboração do cartaz e início da divulgação do desaparecimento. É necessário levar uma fotografia atual, com boa resolução, do rosto do ausente. No interior, o solicitante deve procurar a Delegacia de Polícia Civil mais próxima e solicitar a elaboração do cartaz por meio da Divisão.

Maria Alice reforça que, além da divulgação, a informação tem papel relevante nas investigações. “É muito importante que a sociedade se comprometa, fornecendo informações acerca de alguém que está com sua imagem divulgada como desaparecido. O telefone é 0800 2828 197”, solicita.

Para divulgar

Para a campanha, o Clube Atlético Mineiro lançou o site galopelascriancas.com.br, com as fotos de crianças desaparecidas, a fim de que os torcedores façam download e publiquem as imagens no perfil. Além disso, a PCMG divulga pelo https://desaparecidos.policiacivil.mg.gov.br imagens de desaparecidos, sendo possível que qualquer pessoa acesse o site para divulgação dos cartazes disponibilizados.

A Polícia Civil também dispõe de parceria com diversas instituições para divulgação das pessoas desaparecidas e se coloca à disposição de organizações interessadas em prol dessa causa.