01/10/2025 168 visualizações
Parceria entre PCMG e PCERJ localiza mulher desaparecida há 48 anos
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), após troca de informações com a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ), localizou Maria Eterna Lopes, que estava sem contato com seus familiares desde 1976.
O caso teve início quando José Lopes do Nascimento, de 65 anos, procurou a Delegacia de Referência à Pessoa Desaparecida (DRPD) em Belo Horizonte, solicitando apoio para localizar a irmã. Segundo ele, Maria Eterna deixou a cidade de Sem Peixe, na Zona da Mata mineira, em 1976, para trabalhar, e desde então a família não teve mais notícias.
Após a abertura do procedimento, a equipe da DRPD iniciou articulação com a PCERJ. Durante levantamentos policiais realizados no dia 24 de maio de 2025, policiais civis do Núcleo de Encontro Familiar (Nuenf) da Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA) da PCERJ, localizaram Maria Eterna Lopes no estado do Rio de Janeiro, encerrando um desaparecimento que durava 48 anos.
Segundo a delegada Ingrid Estevam, chefe da DRPD, o caso reforça a importância da atuação integrada entre as forças de segurança. “A Polícia Civil de Minas Gerais reconhece o trabalho conjunto como fator essencial para ampliar a efetividade das investigações e melhorar a prestação dos serviços de segurança pública”, afirmou.
Policiais civis envolvidos
Participaram da operação pela PCMG:
Delegada Ingrid Estevam (chefe da DRPD).
Inspetor Flávio Merenciano.
Investigador Francisco Roque.
Pela PCERJ:
Delegada Elen Gomes Pereira Souto.
Inspetores Igor Rodrigues Bello e Igor Nascimento de Almeida.
Investigadora Ana Luiza Pau Brasil Ferreira.