22/05/2019    989 visualizações

Ação preventiva da Polícia Civil orienta sobre desaparecimento de crianças

A Polícia Civil de Minas Gerais realizou, nessa terça-feira (21), um trabalho preventivo e educativo na Cidade Administrava e na Divisão de Referência da Pessoa Desaparecida (DRPD), em Belo Horizonte. Na ocasião, servidores da Polícia Civil divulgaram o Dia Internacional da Criança Desaparecida, distribuíram material com dicas de prevenção ao desaparecimento de crianças e adolescentes, e um laço de fita verde, como símbolo da esperança por encontrar as crianças desaparecidas.

A ação integra a programação da Semana da Esperança, promovida pela PCMG, de 20 a 25 de maio. A servidora da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, Lorena Peron, não é mãe, mas ficou atenta às informações por conta dos sobrinhos. “Não tinha conhecimento da comemoração dessa data. Penso que as crianças são mais vulneráveis, tenho sobrinhos e o conteúdo sobre prevenção despertou a minha atenção”, ressalta.

O Dia Internacional da Criança Desaparecida é lembrado no mundo inteiro em 25 de maio. É importante que, conforme for crescendo, a criança aprenda a repetir o nome dos pais, telefones de contato e endereço. “Recordo-me que na minha infância meu irmão se acidentou e na ocasião eu não soube dizer onde poderiam encontrar a nossa mãe”, alerta Lorena.

Na adolescência, o ideal é manter um diálogo franco, evitando conflitos familiares. Foi neste contexto que Maira Savoi, servidora da Secretaria de Estado da Fazenda, interessou-se em repercutir as dicas de prevenção da Polícia Civil. Ela relata que o diálogo foi essencial na relação de confiança que se propôs a construir com a filha. “Mesmo na adolescência, a fase da ‘rebeldia’, procurei conversar e repassar as orientações, sempre que possível”, registra.