02/07/2019    865 visualizações

Idoso desaparecido em Confins é encontrado no Zoológico de Belo Horizonte

O drama de uma família que procurava um ente querido desde o último sábado (29) chegou ao fim nesta manhã de terça-feira (2), graças ao trabalho conjunto da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) com a Guarda Civil Municipal, em Belo Horizonte. Luiz Costa da Mota, de 67 anos, teria desembarcado no Aeroporto de Confins, quando fazia uma conexão do Ceará para São Paulo. Ele foi encontrado no Zoológico Municipal, região da Pampulha.

Segundo familiares houve um descuido da pessoa que acompanhava o idoso por não ter notado que ele havia descido da aeronave. A partir de então, Luiz teria pegado um táxi para Belo Horizonte e se perdeu.

Na segunda-feira (1º), a equipe da Divisão de Referência da Pessoa Desaparecida da PCMG, identificou o filho do idoso, Edson Lima da Mota. Ele foi orientado a confeccionar o cartaz do desaparecimento e prestar esclarecimentos sobre o caso. Os trabalhos da PCMG na divulgação de imagens, assistência social à família e investigações preliminares, com lançamento do alerta de desaparecimento na rede de segurança pública do estado, resultaram na localização do homem. Guardas Municipais teriam encontrado o idoso com fala desconexa. Ele também não sabia onde estava, mas contou que havia chegado em Belo Horizonte no sábado sem saber ao certo para onde iria. Disse, ainda, que percorreu sozinho a distância entre a rodoviária e o zoológico, dormiu na rua e alguém forneceu cobertores para ele.

O filho, Edson da Mota, vibrou com a atuação conjunta da Polícia Civil e da Guarda Municipal depois que localizaram o idoso. "Reencontrar o meu pai foi maravilhoso. A gente pensa no pior. O trabalho da Polícia Civil e da Guarda Municipal foi rápido, brilhante. Muito profissionalismo e dedicação das equipes. Nos sentimos acolhidos", garantiu.

O Delegado Lucas Coutinho, destacou a relevância das ações nesses casos. "É importante o trabalho de divulgação de dados e imagens para a elucidação dos casos de desaparecimento. Sobretudo, fazer o registro imediato do desaparecimento para que seja lançado o alerta em toda a rede de segurança estadual”, frisou.