15/01/2020    708 visualizações

Ação da PCMG permite resgate de idosa vítima de estelionato no Rio de Janeiro

Uma ação rápida da equipe da Divisão de Referência à Pessoa Desaparecida (DRPD) da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) permitiu o resgate de uma idosa de 74 anos em uma agência bancária na cidade do Rio de Janeiro (RJ). A família da vítima havia procurado a PCMG informando o desaparecimento na terça-feira (14). A idosa foi localizada no mesmo dia.

As investigações tiveram início após a sobrinha da vítima relatar que a idosa poderia ter sido vítima de um golpe, uma vez que foram encontrados na residência dela, em Belo Horizonte, anotações de nomes, valores, números de conta e extratos de transferências bancárias em valores que, somados, superavam a quantia de R$ 100 mil. Ela estava desaparecida desde a noite anterior (13).

Prontamente, a DRPD adotou todas as medidas pertinentes à localização da desaparecida, inclusive comunicando formalmente à gerente da agência bancária, solicitando que qualquer tentativa de movimentação financeira realizada pela idosa fosse imediatamente comunicada à Polícia Civil, e que tal alerta fosse disparado em âmbito nacional a todas as outras agências bancárias.

Na tarde do mesmo dia, a idosa, junto a dois criminosos, compareceu à agência bancária no bairro de Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro, solicitando que fosse realizada a transferência de alta quantia de dinheiro. Verificando o alerta disparado, a gerente imediatamente acionou a Polícia, contudo os criminosos, ao perceberem o acionamento, fugiram do local.

A idosa foi então resgatada e levada à Delegacia de Polícia Civil local para as providências de praxe.

O Delegado Lucas Coutinho informou que os criminosos conseguiram ludibriar a vítima, por meio de conversas telefônicas e encaminhamento de documentos falsos, levando-a a crer que possuía valiosas ações em clubes e grandes valores a receber na forma de precatórios, exigindo diversos depósitos para que obtivesse os valores que lhe eram devidos, convencendo-a, inclusive, a se deslocar à cidade do Rio de Janeiro para encontrar com a pessoa que supostamente iria lhe prestar auxílio. “A ação técnica e precisa da PCMG possibilitou a rápida localização da desaparecida, permitindo que sua integridade física fosse preservada, e evitando maior prejuízo financeiro”, ressaltou o Delegado.

Na manhã desta quarta-feira (15), a sobrinha e a idosa compareceram à DRPD para registrar a localização. “Agradeço imensamente a equipe, e ressalto o profissionalismo e o trabalho da PCMG, que adotou rapidamente todas as medidas que permitiram a rápida localização da minha tia”, disse a solicitante.

Após o registro da localização, a vítima e a sobrinha dela foram encaminhadas à Divisão Especializada de Investigação a Fraudes, para a adoção das medidas pertinentes ao crime de estelionato.