12/05/2023    539 visualizações

Encontro de Família: pai e filha se reencontram após 22 anos de separação

Investigações são fruto de projeto desenvolvido pela Divisão de Referência da Pessoa Desaparecida.

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) promoveu o reencontro de Gilson Nonato dos Santos, 66 anos, com a filha, Iara Lima da Costa, 40. Sem ter notícias da filha por 22 anos, Gilson procurou a Divisão de Referência da Pessoa Desaparecida (DRPD) com o intuito de localizá-la. Os dois se afastaram por questões familiares e, nesse intervalo, Iara teria se mudado de Minas Gerais para o Rio de Janeiro.

Após investigações da DRPD, Iara foi localizada e informada sobre a vontade de Gilson em encontrá-la. Na última terça-feira (9/5), eles se reencontraram na sede da unidade policial em um clima de alegria e emoção. O pai, inclusive, aproveitou o momento para mostrar à filha fotos que guarda dela.

Gilson e Iara moram, atualmente, em Belo Horizonte e manifestaram o desejo de estreitarem os laços. "Estou muito feliz em revê-la e quero muito conhecer os meus netos", afirmou Gilson. Iara agradeceu à equipe da DRPD e disse estar muito emocionada em reencontrar o pai.

A investigação foi realizada pelo investigador Francisco Roque da Rocha, com coordenação da chefe da DRPD, delegada Bianca Landau.

Projeto Social

O Encontro de Família é um trabalho social por meio do qual a DRPD oferece suporte às famílias que, por diferentes motivos, perderam contato com seus entes queridos. O familiar que deseja reencontrar uma pessoa deve procurar a DRPD presencialmente ou por contato telefônico e solicitar o serviço. Importante destacar que a situação do ausente, neste caso, não configura desaparecimento.

“Esse trabalho feito pela PCMG contribui para a criação e/ou restabelecimento de laços familiares e afetivos, trazendo grande satisfação para os envolvidos. Também é importante para a própria instituição, já que a sociedade passa a nos enxergar de forma mais humanizada”, afirma a delegada Bianca Landau.