17/05/2024 339 visualizações
PCMG participa de Workshop do Projeto de Buscas de Pessoas Desaparecidas
Divisão de Referência da Pessoa Desaparecida (DRPD) esteve no evento, realizado em Brasília.
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) participou do Workshop do Projeto de Buscas de Pessoas Desaparecidas, promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em Brasília (DF), nos dias 14 e 15 de maio. Dentre várias autoridades, estavam presentes os delegados responsáveis pelas unidades de pessoas desaparecidas de Minas Gerais, do Ceará e do Distrito Federal.
Pela PCMG, participaram do evento a chefe da Divisão de Referência da Pessoa Desaparecida (DRPD), delegada Ingrid Estevam, o delegado Alexandre Oliveira da Fonseca e o investigador Francisco Roque.
“Nesse evento, apresentamos casos de sucesso da DRPD e ressaltamos o quanto é relevante o trabalho em rede quando o assunto é desaparecimento de pessoas. Mostramos também a importância da integração do trabalho da DRPD com a Divisão Especializada em Investigação de Crimes Contra a Vida (DICCV). Outro ponto que ressaltamos durante o evento foi o fato de, atualmente, estarmos trabalhando com o sistema de alerta de casos de risco (crianças/adolescentes/mulheres com histórico de violência doméstica e motorista por aplicativo)”, detalhou Ingrid.
A delegada ainda destacou a importância de eventos que reúnem profissionais da área de segurança de diferentes partes do país. “Compartilharmos boas práticas é uma excelente forma de aprimorarmos o trabalho de investigação de desaparecimento de pessoas em todo o país”, exaltou.
PNBPD
A Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas (PNBPD) foi instituída pela Lei nº 13.812, de 16 de março de 2019. Desde então, o MJSP tem se dedicado ao desenvolvimento de atividades relacionadas à pauta.
Essa lei define a estrutura de governança, com as autoridades centrais e o comitê gestor, bem como estabelece distinções de áreas de atuação para a gestão compartilhada da Política entre o MJSP e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
A PNBPD pressupõe integração e cooperação entre diferentes órgãos, tanto dentro quanto fora da segurança pública. Trata-se de uma temática sensível e desafiadora, que exige ações gradativas e constantes, a fim de oferecer uma resposta adequada a tantas famílias brasileiras que sofrem com esse problema.