06/12/2024 136 visualizações
Desaparecidos: PCMG realiza workshop sobre atuação da DRPD
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou, nesta semana, um workshop com o objetivo de compartilhar com outros estados como é realizado o trabalho desenvolvido pela Divisão de Referência à Pessoa Desaparecida (DRPD) na investigação e localização de pessoas desaparecidas no estado.
Na terça-feira (3/12), a DRPD recebeu a presença especial da delegada aposentada Cristina Coelli e de integrantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), das Polícias Civis do Estado do Ceará (PCCE) e do Distrito Federal (PCDF), do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e da empresa de segurança Anjos da Guarda.
“É com honra e muita alegria que realizamos este intercâmbio aqui na DRPD. É, certamente, uma excelente oportunidade para compartilharmos o conhecimento e experiência em investigação de desaparecimento, adquirido e aperfeiçoado ao longo de décadas. E, claro, também aprendermos, com os outros estados, novas e boas práticas para otimizarmos nosso trabalho”, afirmou a chefe da DRPD, delegada Ingrid Estevam.
O evento foi aberto com um café da manhã para recepção e integração dos participantes e, logo em seguida, deu-se início à programação. Os servidores da DRPD explanaram sobre o funcionamento dos setores da unidade, apresentando aos presentes como se dá o fluxo da Divisão, desde o registro do boletim de ocorrência até a conclusão da investigação.
Durante a exposição, foi destacado o atendimento psicossocial realizado pelos analistas da Polícia, integrantes do Núcleo de Psicologia e Serviço Social (NUPSS), responsáveis por oferecerem atendimento humanizado e especializado às famílias de pessoas desaparecidas e aos localizados.
O workshop também contou com uma palestra da delegada Cristina Coelli, que esteve à frente da DRPD no período de 2001 a 2013 e foi uma das grandes responsáveis pela estruturação da Divisão, colocando-a em destaque no cenário nacional. Coelli explanou sobre a sua história com a DRPD, expondo as suas experiências e desafios ao longo destes 13 anos.
Já na quarta-feira (4/12), em continuidade ao evento, foi realizada reunião com o MJSP, no auditório do Mercuri Savassi, em que foram discutidos a Política Nacional e Estadual de Busca de Pessoas Desaparecidas, detalhamento de protocolos e práticas locais do processo de investigação, avaliação do encontro e próximas ações a serem implantadas.