Mídia da capa

29/08/2025    456 visualizações

PCMG participa de lançamento do Painel Público do Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas

A Polícia Civil de Minas (PCMG) participou, entre os dias 27 e 28 de agosto, em Brasília, do lançamento do Painel Público do Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas (CNPD).

 Representando a instituição, estiveram presentes a chefe da Divisão de Referência da Pessoa Desaparecida (DRPD), delegada Ingrid Estevam, e a investigadora da Assessoria de Planejamento Institucional (API) Ana Patrícia Gonçalves da Silva.

 Para Estevam, “Esse lançamento é um passo fundamental no fortalecimento da transparência e na integração de esforços em todo o país. A iniciativa representa esperança para milhares de famílias e reforça nosso compromisso diário em localizar e devolver essas pessoas ao convívio de seus entes queridos”.

 CNPD

O Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas (CNPD) é um sistema com três bancos de dados (informações públicas, informações sigilosas e informações genéticas e não genéticas), que visa reunir e integrar as principais informações referentes à busca de pessoas desaparecidas. O intuito é possibilitar a gestão e o cruzamento desses dados nacionalmente.

A inserção de casos no CNPD é feita exclusivamente por meio dos boletins de ocorrência registrados nas polícias civis dos estados e do Distrito Federal, de forma automática. Ou seja, todos os casos que foram registrados pelas polícias civis são automaticamente inseridos no CNPD.

 

                                         

                                                         Lançamento do Painel Público do Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas

Interface acessível

O painel público do CNPD é a interface disponível à sociedade civil, no qual são disponibilizadas as imagens e informações básicas sobre as pessoas desaparecidas no Brasil.

As imagens são postadas pela Polícia Civil do estado que registrou a ocorrência do desaparecimento, após autorização da família e análise das circunstâncias do caso.

O painel público pode ser acessado por meio do link https://cnpd.mj.gov.br/painel-publico.

O cidadão que tiver alguma informação sobre um caso de desaparecimento que está publicado no painel público, pode entrar em contato pelo 197 ou 181, sendo possível ainda enviar essa informação pelo email ou WhatsApp que aparecem no banner da pessoa desaparecida.

Redes sociais

 Ainda por meio do painel público é possível:

Compartilhar os banners das pessoas desaparecidas pelo Instagram, Facebook ou WhatsApp;

Prestar alguma informação sobre a pessoa desaparecida diretamente ao estado que registrou a ocorrência, por e-mail, WhatsApp ou disque- denúncia;

Confirmar a veracidade do cartaz e se a pessoa já foi localizada, por meio do QR Code e link localizados na parte inferior;

 Filtrar os casos publicados pelo nome, idade, local do desaparecimento, entre outros.

 Retirada de cartaz

Os cartazes de pessoas desaparecidas são retirados do painel público do CNPD pela Polícia Civil do estado que registrou a ocorrência do desaparecimento. Sempre que houver a localização de uma pessoa, é essencial que seja feito o registro da ocorrência de localização, de forma que a Polícia seja comunicada e possa retirar a publicação do banner.