01/07/2024 228 visualizações
PCMG participa do Seminário EISP Olhar 360° - Estratégias Integradas para a Segurança Privada
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) participou do Seminário “EISP Olhar 360° - Estratégias Integradas para a Segurança Privada”. O evento, realizado na Fundação Dom Cabral, teve por objetivo abordar as questões cruciais de proteção e segurança que afetam todas as organizações. O encontro reuniu gestores e especialistas do setor para compartilharem casos de sucesso e experiências práticas.
A chefe da Divisão de Referência à Pessoa Desaparecida (DRPD), delegada Ingrid Estevam, palestrou sobre o tema “Projeto Palmas: Auxílio na Identificação de Pessoas Desaparecidas”. A palestra também teve a participação de Afonso Oliveira, integrante do Grupo Anjos da Guarda. “Além do Projeto Palmas, abordei temas relevantes sobre o trabalho da DRPD, que hoje é uma das referências no país no que tange ao trabalho de investigação e localização de pessoas desaparecidas. Inclusive abordei o Alerta Amber, projeto do qual Minas Gerais foi um dos estados pioneiros”, destacou.
Além da PCMG e Anjos da Guarda, participaram empresas como a Colgate/Palmolive, Vale, Stellantis Latam, dentre outras.
Projeto Palmas
O Projeto Palmas consiste na disponibilização de câmeras com tecnologia de reconhecimento facial e programas de reconhecimento de pessoas desaparecidas. O objetivo é auxiliar na busca por indivíduos desaparecidos, tornando o processo de localização mais rápido e eficiente.
O Projeto conta com um dispositivo de vídeo e câmeras especiais, montados em um miniveículo sustentável, totalmente elétrico, que circula em áreas de grande fluxo de pessoas. Esse sistema de vídeo está conectado ao Centro Integrado de Controle de Operações e Monitoramento do Grupo Anjos da Guarda (Cicom). Quando o sistema reconhece um rosto, ele compara a imagem capturada pela câmera com o banco de dados. Caso haja correspondência, um alerta é enviado ao Cicom, que rapidamente encaminha a informação para os órgãos de Segurança Pública.